O Show tem que ser Show

 

Fala Galeeerraaaaaaa… sentiram minha falta??  ah eu sei que não… também não senti a de vocês não seus “vendidos dos Estados Unidos” (me lembrei do Pedro que faz Faculdade comigo… huahauhuaha).

Bom, mentira, senti sim a falta de vocês, poucos seguidores do meu blog, valeu mãe e pai e… e… bom… todos… mesmo que sejam poucos…

 

Bom, o fato é que esses dias estava eu visitando uns blogs e vi essa postagem no Brainstorm 9 e me chamou muita atenção.

O que me chamou a atenção é a forma como as bandas e seus Shows estão evoluindo, uma evolução a ponto de tornar um show de música num verdadeiro espetáculo de sons, luzes e sensações.

Talves a causa disso tudo seja o fato de que cada vez menos se ganha dinheiro com venda de CD’s. Ou alguem ainda põe cd pra escutar nos seus computadores, ou ainda ouvi walkmans, ou leva o seu mini-system aonde vai para ouvir suas musiquinhas prediletas?

As bandas tiveram que se adaptar ao seu público e apesar de tudo, se conformar com o fato de que a venda de CD’s não traz dinheiro como antigamente. Quer ver um exemplo? Faz quanto tempo que você não ve uma banda ir no Gugu ou Faustão pra receber um Disco de Ouro, Platina, Diamante, Ferro, Bronze, Lata, Plástico, Papel ou o Diabaquatro??? Há uns 10 anos atrás, até menos, toda semana tinha uma dupla, banda, cantor recebendo um desses.

Agora o foco é outro, as bandas se direcionam muito mais em aparecer na TV, participar do máximo de programas, participar de Festivais, ou seja, estar na mídia, sob o olhar da massa o máximo de tempo possível.

Muitas bandas investem em aparecer na TV para se tornarem famosas e assim manterem suas carreiras, tipo NX Zero, que me desculpem, mas com certeza rolou uma graninha pra que eles pudessem aparecer no Faustão e tão rapidamente ganhar fama no cenário nacional. O que de certa forma é muito bom, isso mostra que os publicitários estão fazendo um ótimo trabalho, fazendo bandas não tão boas cairem no gosto popular. Mas vamos deixar isso pra lá, até porque como publicitário não tenho preconceito (não muitos) e como músico (que tento ser) acho que toda forma de expressão por meio da música é valida e deve ser respeitada. Mesmo assim confesso que as vezes ouço essas bandinhas ai, tipo NX Zero, Tchê Garotos, Aviões do Forró e tantas outras bandas do cenário Pop, até porque acredito também que as coisas ruins trazem um aprendizado bom para nossas vidas. Mas vou parar de falar nisso antes que pensem em me processar ou xingar minha mãe.

No entanto, outras Bandas, geralmente muito boas, investem nos seus shows, que hoje em dia é uma das coisas que mais dá dinheiro. Uma das primeiras bandas a investir no seu show como forma de conquistar o público e ganhar cada vez mais dinheiro com seu público foi a Banda KISS. Essa matéria no Brainstorm 9 conta a história da banda. Eles que não tinham quase nada investiram muito em seus shows, criando verdadeiros espetáculos pra hoje chegar no patamar de uma das Maiores Bandas de Rock (não falei melhores).

Atualmente muitas bandas estão começando a investir em seus Shows para atrais cada vez mais pessoas. Uma banda que eu até então não conhecia, chamada Nine Inch Nails, mas que me chamou muito a atenção a forma como tornam o show uma coisa tão magnifica. As luzes brincam de ser música, entram em sintônia com a banda e dão uma sensação de catarse no público (não sabe o que é catarse, joga no google).

Mas pra não ficar só nas minhas palavras vagas, trago a vocês alguns vídeos para que vocês mesmo tirem suas conclusões. Assim vocês podem notar como hoje, as bandas estão investindo não só no seu som, mas sim em todos os sentidos que podem incitar o ser humano.

Abaixo estão os vídeos do Show da Banda Kiss, com toda sua grandiosidade, a Banda Nine Inch Nails e seu espetáculo de luzes e som e também um vídeo, vejam só vocês, do espetáculo do High School Musical. Sim pessoal, isso mesmo. Tá certo, um filme é um saco, mas o Show, meu amigo, é Show de bola, um espetáculo de luzes que com certeza deixa a platéia em estado de choque em meio a tantas luzes, em meio a brincadeira das luzes acompanhando a música.

Sem mais palavras. Vamos aos fatos!

 

 

1 comentários:

Ricardo Jung disse...

radiohead q o diga

Postar um comentário